top of page

Cirurgia Ortognática

Função e Estética da Face

O que é?

É uma subespecialidade da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial que trata as alterações e deformidades dentoesqueléticas como Face Longa, Face Curta, Prognatismo e Retrognatismo Maxilar ou Mandibular.

O que é fluxo digital na Cirurgia Ortognática?

É o planejamento realizado através de softwares específicos criando simulações cirúrgicas, após análise facial, tomografia computadorizada e escaneamento da mordida do paciente. Desse processo são impressos guias cirúrgicos prototipados que serão utilizados durante a cirurgia, para que os movimentos dos segmentos ósseos sejam precisos e fiéis ao planejamento realizado.

Como é realizada a cirurgia?

Em ambiente hospitalar, primeiramente o paciente é submetido à anestesia geral. A equipe cirúrgica entra em campo e através de incisões intraorais (dentro da cavidade oral) as estruturas ósseas são ostetomizadas, reposicionadas por guias prototipados e fixadas com mini-placas e parafusos de titânio (mesmo material dos implantes dentários). Adicionalmente, podem ocorrer procedimentos em tecidos moles, na articulação têmporo-mandibular e instalação de próteses faciais. Finalizado o procedimento cirúrgico e anestesia geral, o paciente passa algumas horas sendo monitorado em uma sala de recuperação anestésica. Em seguida, é transferido para um leito hospitalar convencional. Após 24h da realização da cirurgia, em média, é dada alta hospitalar, e os cuidados pós-operatórios seguem-se em casa.

A Cirurgia Ortognática é segura?

Após várias décadas de desenvolvimento técnico e científico, a cirurgia ortognática tornou-se muito segura. Avanços como fluxo digital, serras ultrassônicas e fixações ósseas super eficientes diminuíram significativamente o tempo operatório e o desgaste fisiológico do organismo do paciente. O resultado destes avanços são um tempo curto de internação e otimização da estética e função facial planejadas.

Quando devo fazer?

Quando há alguma alteração das proporções faciais impactando diretamente na oclusão dentária, na ATM, na capacidade respiratória, fonética, mastigatória e/ou estética facial. Muitas vezes, esses problemas não são passíveis de correções apenas por tratamentos clínicos, como ortodontia, próteses dentárias, e procedimentos estéticos dermatológicos. Costumamos dizer que para cada tipo de problema, existe um tratamento específico. Portanto, se a face do paciente está alterada por questões esqueléticas, na fase adulta, a Cirurgia Ortognática é, sem dúvida a melhor opção terapêutica.

Há necessidade de usar aparelho ortodôntico?

Sim. A cirurgia ortognática necessita de preparo ortodôntico prévio, podendo ser esse realizado por aparelhos ortodônticos convencionais (braquetes metálicos ou estéticos) e, em alguns casos, através do uso de alinhadores. Mas é extremamente importante a presença do aparelho ortodôntico durante a cirurgia, para estabilização dos segmentos dentoalveolares.

bottom of page